Documento sem título
   
 
 
 
 
 
 
Rua Anchieta, 355 - Jundiaí-SP
 
 
Nesta sessão você encontrará notícias e artigos para manter sua saúde sempre em dia!
 
10/10/2018
Comer de 3 em 3 horas: mito ou verdade?

Fazer pequenas refeições a cada 3 horas é o que a grande maioria dos nutricionistas recomenda, mas essa pode não ser a melhor opção para você.

Os especialistas que defendem essa teoria afirmam que comer pequenas porções de alimento ao longo do dia fará com que o metabolismo permaneça acelerado e, consequentemente, ajude na queima (oxidação) de gordura e na perda de peso.

Mas essa não é uma verdade absoluta. “A regra das 3 horas virou um mantra entre os profissionais da área, porém, estudos recentes claramente discordam disso”, alega a médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki.

O que dizem os estudos?

Uma revisão de diversas pesquisas sobre o tema, publicada na Frontiers in Nutrition, demonstrou que três refeições por dia têm exatamente o mesmo efeito, no total de calorias queimadas, que se alimentar em curtos intervalos, perfazendo as seis refeições diárias. “Isso significa que comer três refeições de 600 calorias irá causar o mesmo efeito térmico de comer seis refeições de 300 calorias. Literalmente, não há diferença”, revela Tamara.

Outro estudo (Obesity 2015) também desmistificou a regra das 3 horas. Os pesquisadores mostraram que, embora consumir refeições menores e mais frequentes é defendido como um meio de controlar o peso corporal, na pesquisa essa prática não obteve óbvias vantagens em termos de efeito sobre o metabolismo e o apetite. Na verdade, isso pode até ter efeitos adversos sobre a fome e a saciedade.

Comer de 3 em 3 horas não é regra!

O fato é: comer a cada 3 horas pode ter benefícios para algumas pessoas. Mas é incorreto afirmar que isso altera a quantidade de calorias que são queimadas. “Existem, ainda, estudos que mostram que comer muitas vezes por dia pode afetar os níveis de glicose no sangue, que se mantém elevado por mais tempo do que no grupo de quem consome menos refeições. A sensação de saciedade também é maior quando se ingere refeições com menor frequência”, afirma a especialista.

Ainda não existe uma regra definida a respeito disso. Então, é importante lembrar que cada caso necessita de uma atenção diferente. “O mais importante é respeitar o apetite e o funcionamento do seu organismo. Nós devemos comer quando sentimos fome. Alguns indivíduos ficam bem fazendo diversas pequenas refeições.

Outros não sentem fome para comer a cada 3 horas. Os lanches entre as refeições não são obrigatórios e o fato de não lanchar não fará mal à saúde. Isso é um mito”, completa Tamara.

Fonte: Alto Astral



 
Documento sem título
           
 
Telefone: (11) 3379-4321 / 4521-9858
Rua Anchieta, 355 - Jundiaí-SP

contato@aguamel.com.br
 
Receba em seu e-mail nossas promoções, lançamentos e dicas de saúde!
Home | Agua Mel | Produtos | Canais | Orçamento | Contato
   
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
Aceitamos: